Estrada Imperial, 901, Chácara Dora - Araçariguama/SP

Mau uso do capacete pode ser tão perigoso quanto não usa-lo

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tais como conhecemos hoje são uma evolução dos diversos recursos criados pelo ser humano com o intuito de se proteger de lesões decorrentes de atividades que envolvem força de trabalho. Porém, esse cuidado todo relacionado ao EPI de nada adianta se os equipamentos forem utilizados de maneira incorreta, ainda mais quando essa falha for o mau uso do capacete.

Antes de partimos para as consequências do mau uso do capacete é válido pontuar que no Brasil, as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho foram implementadas apenas em 1978 após muitos casos de acidente em fábricas e mineradoras. A ideia por trás desse documento é a institucionalização de medidas relacionadas à segurança, saúde e medicina da classe trabalhadora.

Mau uso do capacete

Da construção civil ao ramo industrial, o capacete é um acessório obrigatório para diversos segmentos trabalhistas que protege uma das partes mais importantes do corpo humano, a cabeça.

Utilizar um capacete sem carneira, parte responsável por prender o capacete na cabeça usuário, é extremamente arriscado e perigoso. Isso porque o repartimento é o responsável por amortecer o impacto de algum objeto que seria absorvido diretamente pela cabeça e pescoço da pessoa.

Outro erro é usar gorro, boné, bandana ou qualquer outro apetrecho que tenha a função de cobrir a cabeça entre o capacete e a cabeça, uma vez que esses acessórios danificam a função da carneira de amortecer impactos.

Vale mencionar que, segundo as recomendações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o capacete deve ser trocado anualmente ou sempre que apresentar algum dano que comprometa a segurança do trabalhador.C

Em mineradoras e lugares altos, onde venta muito, o uso da jugular —  fita responsável por prender o capacete à cabeça — é altamente recomendado para que o equipamento não solte da cabeça e deixe de a proteger. Ou seja, o mau uso do capacete pode causar desde leves lesões a danos fatais.

A RENOVY HIGIENIZAÇÃO

A Renovy Higienização trabalha há 30 anos com limpeza de uniformes e equipamentos, como por exemplo, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), toalhas, elementos filtrantes e embalagens. Tamanha eficiência da limpeza, proporcionamos uma redução de até 60% nos custos, já que não se faz necessária a compra de novos produtos.

Toda essa tradição e compromisso com o meio ambiente passa a ser integrada ao Grupo Resiclean, que nos próximos anos tem o objetivo de massificar a atuação da empresa, tornando ainda mais abrangentes os serviços de lavanderia industrial e comercialização de equipamentos de qualidade.

A infraestrutura da nova RENOVY Lavanderia está localizada em uma área estratégica, com instalações modernas dentro de padrões de sustentabilidade, ocupando uma área de quase oito mil metros quadrados destinados à prestação de serviços que melhorem, de alguma forma, o mundo em que vivemos. Conheça mais dos nossos serviços acessando nosso site.


Compartilhe